“Que não seja imortal, posto que é chama / Mas que seja infinito enquanto dure”. E foi… a experiência de fazer parte da família Gênesis foi, sem dúvida, exultante. Desde o momento que decidi adentrar nessa instituição de ensino, me deparei com projetos incríveis, professores dedicados, alunos empáticos e uma coordenação ímpar.
O ano de 2018 – foi meu primeiro contato com o colégio, representou um marco para o meu crescimento educacional e pessoal. Tive o privilégio de participar da Movimentação Olímpica, um dos momentos mais esperados do ano, um evento que explora a prática de esportes, a criticidade, o desenvolvimento de valores e a união, além de proporcionar novas amizades e descontração. Ademais, ressignifiquei meu conceito de aprendizagem: “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão”, a educação é pautada na comunhão, é através das trocas de conhecimentos, de crenças, do convívio com as diferenças que nos tornamos discentes, docentes e profissionais de excelência.
Nessa tríade (discentes, docentes e profissionais de excelência), a palavra de ordem é GRATIDÃO. A cumplicidade, o respeito, a tolerância, a bondade, até mesmo os puxões de orelha foram significativos para a construção de um caráter mais humanitário. Embora não existe bom sem defeitos, porém as mudanças são alcançadas ao longo do percurso.
Em 2019, maiores responsabilidades foram surgindo: “Não esqueças sobretudo de olhar devagar”, tempo de olhar para o outro com empatia, entender que cada pessoa tem suas singularidades. Diante desse cenário, agradeço as
pessoas que estiveram comigo nesse movimento de olhar devagar e escutar com sensibilidade. “Toda pedra do caminho/ Você deve retirar/ Numa flor que tem espinhos/ Você pode se arranhar/ Se o bem e o mal existem/ Você pode escolher/ é preciso saber viver”.
E eu vivi e escolhi o bem quando participei do Banquete de Leitura e o ComCiência e outros projetos concebidos pelo Colégio Gênesis, que exemplificam ainda mais a preocupação em formar cidadãos preparados para lidar com o “mundo a fora”.
Enfim, 2020 chegou e junto com ele um sentimento de angústia e frustração: “Nada do que foi será/ De novo do jeito que já foi um dia/ Tudo passa, tudo sempre passará”… O ano da Pandemia nos transportou para uma realidade totalmente inusitada e cheia de desafios, mas seguimos em frente com a ajuda dos professores, pais, coordenação, amigos e a todos os profissionais que auxiliaram para que o “ano letivo” fosse possível.
Aos alunos do terceiro ano… Sonhem. Não desistam. Muitas coisas não saíram do jeito que era esperado, muitos
momentos e emoções não puderam ser vividos e sentidos, mas “Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer”. A história não acabou, é apenas um capítulo que chega ao fim. Ainda existe muitas vitórias esperando por você/nós.
Amanda Gonçalves da Silva
Para mais depoimentos, acesse: http://colegiogenesis.com/depoimentos-de-alunos/